25/05/2016

25 de Maio - O Dia da Toalha - Dia do Orgulho Nerd

Se pra você o Dia da Toalha é apenas um homenagem à guerreira que usamos para nos enxugar na saída do banho, então você talvez não tenha ouvido falar de Douglas Adams! 25 de Maio é a data em que lembramos a maios notável obra do escritor inglês, a bem-humorada saga de ficção científica "O guia do Mochileiro das Galáxias". O que toalhas têm a ver com o autor, morto há 15 anos e homenageado hoje em eventos pelo mundo afora?

25 de maio, Dia do Orgulho Nerd, Dia da Toalha, Douglas Adams, Terra de Nerd

A saga criada por Adams descreve a toalha como o item mais útil para mochileiros espaciais: serve como agasalho ou cobertor, pode ser umedecida e utilizada como arma numa luta ou enrolada em torno da cabeça para proteção contra gases tóxicos, entre outras utilidades. Por serem tão icônicas e citadas ao longo da saga, elas acabaram virando uma das principais referências ao escritor, que morreu de ataque cardíaco aos 49 anos, em 11 de maio de 2001. Duas semanas após o ocorrido, um grupo de fãs resolveu homenagear o autor, instituindo 25 de maio como Dia da Toalha.

Os bastidores da criação e a trajetória do escritor são detalhados no recém-lançado A espetacular e incrível vida de Douglas Adams e do Guia do mochileiro das galáxias (Editora Aleph, R$ R$ 69,90), de Jem Roberts. A biografia traz também trechos inéditos da obra máxima do escritor inglês. Lançado originalmente em 1978 como programa de rádio da emissora britânica BBC, O guia acabou sendo adaptado para uma série de livros publicadas entre 1979 e 1992, meio por onde ficou ainda mais famoso.
25 de maio, Dia do Orgulho Nerd, Dia da Toalha, Douglas Adams, Terra de Nerd


Antes, Adams teve participação em outros dois famosos produtos da cultura pop: foi roteirista de alguns episódios do humorístico Monty Python e também da longeva série de ficção científica Doctor Who. Sua criação máxima parece justamente beber dessas fontes, trazendo piadas surreais combinadas com viagens no tempo e espaço.

Outro ponto que contribuiu para transformar o autor numa espécie de patrono dos nerds é o fato de o texto de Adams ser permeado por referências à cultura pop, matemática e tecnologia, verdadeiras paixões do inglês.

25 de maio, Dia do Orgulho Nerd, Dia da Toalha, Douglas Adams, Terra de Nerd

ORGULHO NERD

Coincidentemente, 25 de maio também foi a estreia de Star wars: Uma nova esperança, em 1977, o que acabou motivando alguns a chamarem a data de Dia do Orgulho Nerd e celebrar na ocasião tudo que é relacionado a esse universo repleto de super-heróis, sabres de luz, videogames e quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário